Ar-condicionado frio deve ser utilizado tamb�m no inverno

Ar-condicionado � considerado um equipamento indispens�vel nos dias de calor, mas nem todo mundo se lembra desse �companheiro� quando o inverno chega. Nos per�odos de temperatura baixa, como agora, o sistema serve para desemba�ar os vidros, aquecer a cabine e tornar a viagem de carro mais agrad�vel.

Quando a temperatura externa fica pr�xima dos 10�C, a cabine tamb�m tende a ficar fria, principalmente se o ve�culo permanecer parado em local aberto. Isso porque os vidros e a carroceria s�o p�ssimos isolantes t�rmicos.

Um dos efeitos colaterais comuns nessa �poca � que os vidros emba�am com facilidade. Conforme o dia, at� segurar o volante pode ser inc�modo nos primeiros minutos.

Alguns autom�veis sofisticados permitem que o motor seja ligado por controle remoto. Com isso, o motorista pode aquecer a cabine previamente antes de entrar. Outros disp�em de aquecimento de volante e bancos.

Mas tamb�m h� solu��o para a maioria dos �mortais�. Nos carros com ar-condicionado, basta ajustar a temperatura para cerca de 24�C (nos aparelhos digitais), ou girar o seletor de temperatura para a parte vermelha da escala (nos anal�gicos, sem numeral).

Uma dica importante � que, em ambos os casos, isso deve ser feito depois de o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento. Isso ocorre menos de cinco minutos ap�s o ve�culo entrar em movimento.

�GUA QUENTE


O motivo � que o aquecimento utiliza a �gua que refrigera o propulsor. Nos modelos que t�m luz de temperatura no painel, deve-se ligar o sistema quando o aviso se apagar.

Caso o sistema seja acionado com o motor frio, o ventilador vai jogar mais ar gelado para a cabine. Nos ve�culos com term�metro por ponteiro, o melhor momento � quando a agulha atinge a parte central da escala (em torno de 90�C).

AQUECENDO

Para aquecer a cabine, a dica � direcionar a sa�da de ar para a regi�o dos p�s e o painel. Com isso, tanto as m�os quanto o volante ficar�o aquecidos, e o ar quente enviado � parte inferior completa o aquecimento de todo o interior do carro.

J� em caso de emba�amento dos vidros, o ideal � direcionar a sa�da de ar para o para-brisa e aumentar a velocidade do ventilador. Em sistemas autom�ticos, basta acionar a tecla com o s�mbolo do para-brisa, normalmente acompanhada da abreviatura �max� (de m�ximo).

Com isso, o ventilador vai acelerar a fun��o de desemba�amento. Com a visibilidade retomada, pode-se diminuir a intensidade do ventilador. O aparelho retira a umidade do interior do ve�culo, que � o que causa o emba�amento.

Caso n�o seja necess�rio desemba�ar os vidros, pode-se usar a ventila��o quente com o sistema de ar-condicionado desligado. Dessa forma, o compressor permanecer� desligado, o que reduzir� o consumo de combust�vel e as emiss�es.

Deve-se desligar o ar-condicionado se for constatado inc�modo nos olhos, sinal de que o ar pode estar muito seco.

Mesmo que n�o seja necess�rio aquecer a cabine, � recomend�vel ligar o ar-condicionado ao menos uma vez por semana. Isso evita o ressecamento das mangueiras e mant�m o sistema bem lubrificado.

  

Fonte: site �Estad�o - Jornal do carro� (https://goo.gl/sPBz1D)