O abastecimento de carro � uma tarefa de rotina sem a qual o ve�culo simplesmente n�o sai do lugar. Contudo, por mais que possa parecer uma atividade banal, o motorista deve tomar alguns cuidados. Afinal de contas, engana-se quem pensa que os combust�veis s�o todos iguais e que qualquer mistura serve para todo tipo de ve�culo, viu? Muito pelo contr�rio, s�o v�rios os casos relatados de problemas em carros que foram abastecidos de forma equivocada. J� ouviu alguma hist�ria nesse sentido? Para que voc� n�o tenha que lidar com transtornos na hora de encher o tanque, apresentamos a seguir 7 dicas para o correto abastecimento de carro. Confira! 1. CHEQUE A PROCED�NCIA DA GASOLINA Tudo bem que a gasolina � um derivado do petr�leo, mas entenda: isso n�o significa que esse combust�vel possui uma �nica receita! O teor de �lcool pode variar, por exemplo, assim como o acr�scimo de aditivos. De toda forma, at� a� est� tudo bem, pois tais altera��es s�o comuns na composi��o da gasolina. O problema surge quando o combust�vel � adulterado, o que pode se dar pela adi��o de �gua, querosene ou t�ner, por exemplo. Quando isso acontece, podem aparecer falhas na partida e no funcionamento do motor � como o conhecido sintoma de bater pino. Para evitar o abastecimento de carro com gasolina batizada, � importante observar se o posto possui selo da Ag�ncia Nacional do Petr�leo (ANP), entidade respons�vel por fiscalizar esse tipo de estabelecimento. 2. EVITE DEIXAR O VE�CULO ENTRAR NA RESERVA Muitos motoristas t�m o costume de usar quase todo o combust�vel existente no tanque, esperando o ve�culo entrar na reserva para s� depois reabastec�-lo. Mas tome muito cuidado, porque essa atitude pode se mostrar bastante prejudicial. E se ocorrerem imprevistos no meio do caminho, como um congestionamento? O C�digo de Tr�nsito Brasileiro deixa bem claro, em seu artigo 27, que � responsabilidade do motorista checar se o autom�vel est� em plenas condi��es de funcionamento, incluindo combust�vel suficiente para chegar a seu local de destino. Al�m disso, o artigo 180 do mesmo c�digo prev� infra��o m�dia, multa e remo��o do carro parado em via por falta de abastecimento. Para n�o correr riscos de passar por uma pane seca, como � conhecida a falta de gasolina na estrada, busque abastecer assim que o tanque estiver pr�ximo da reserva. Isso sem contar que, tomando essa precau��o, voc� tamb�m evita que a bomba de combust�vel aque�a demais e eventualmente se queime. 3. ENCHA O TANQUE NA MEDIDA CERTA Se, por um lado, h� quem dirija sempre com pouco combust�vel, tamb�m existem motoristas que acabam pecando pelo excesso: colocam gasolina al�m do recomend�vel pela montadora. Caso ainda n�o saiba, vale o lembrete: � muito importante conhecer a capacidade do tanque de combust�vel do seu ve�culo, informa��o que pode ser encontrada no manual do propriet�rio, entregue pela fabricante. Normalmente, ao encher o tanque, a bomba do posto trava quando o limite prudencial � alcan�ado. Entretanto, alguns frentistas incentivam o abastecimento com um pouco mais de combust�vel, seja para adiar a pr�xima parada do motorista ou at� para arredondar o valor da cobran�a. O detalhe � que esse procedimento pode ser muito ruim para o c�nister, pe�a respons�vel por filtrar vapores. Entenda melhor: quando o combust�vel � aquecido, pode evaporar e escapar para a atmosfera. A� � que entra o c�nister, evitando esse processo ao condensar novamente a gasolina e faz�-la voltar para o tanque. Se o tanque estiver cheio demais, esse filtro para de funcionar como deveria, ocasionando grandes emiss�es de poluentes para a atmosfera. 4. SAIBA QUANDO INVESTIR NA GASOLINA ADITIVADA Por mais que muitos motoristas acreditem que a gasolina aditivada possui uma composi��o bastante diferente da comum, a realidade n�o � bem assim. Na verdade, a gasolina aditivada nada mais � que a comum acrescida de aditivos e detergentes, respons�veis por ajudar na limpeza interna do motor e na prote��o contra atritos. Dessa maneira, evita-se que as pe�as m�veis do propulsor sejam danificadas com rapidez. Al�m disso, h� tamb�m a gasolina premium. Essa sim possui uma composi��o diferente da comum. Geralmente apresentando um pre�o maior que os demais, o combust�vel premium � de melhor qualidade, pois possui maior octanagem, o que tende a aumentar o rendimento em termos de litros por quil�metros rodados. Ainda assim, vale ressaltar que nem sempre o carro � projetado para rodar com esse tipo de gasolina, com o uso do combust�vel premium podendo n�o ser vantajoso para todos os ve�culos. J� sabe se esse � o caso do seu carro? 5. FIQUE DE OLHO NO FILTRO DE COMBUST�VEL Uma pe�a muito importante quando o assunto � abastecimento de carro � o filtro de combust�vel, que contribui para evitar que impurezas entrem na c�mara de combust�o e estraguem algum componente interno do motor. Por isso, � preciso ficar atento! Sabia que falhas aparentemente inofensivas na partida podem ser sinais de que h� problemas no filtro de combust�vel, como um entupimento, por exemplo? Por isso, o ideal � trocar essa pe�a de acordo com as recomenda��es do plano de manuten��o preventiva, que � apresentado no manual do propriet�rio. 6. FAREJE CHEIRO DE GASOLINA NO INTERIOR DO CARRO Por vezes, logo ap�s o abastecimento de carro, pode surgir um cheirinho de combust�vel no interior do ve�culo. Caso passe por essa situa��o, vale verificar a situa��o da tampa da bomba de combust�vel, localizada sob o banco traseiro. Se a tampa n�o estiver bem fechada ou se a borracha de veda��o tiver algum furo, o combust�vel pode vazar.