1. Faça a instalação adequada
Verifique se a bateria está bem presa ao compartimento, pois quando solta ou mal encaixada irá trepidar muito e um curto circuito poderá ocorrer entre as placas ou conexões internas. Verifique se os cabos elétricos estão bem conectados e presos a bateria, pois uma folga entre os cabos e os polos aumentam a resistência elétrica e favorecem a descarga. Faça revisão preventiva do alternador: esse item sustenta e ajuda na eficiência da bateria. Não compre baterias automotivas de segunda mão, escolha um produto novo e de qualidade, conheça mais sobre os produtos JET.
2. Evite desligar o motor em congestionamentos
As baterias desgastam com um determinado número de ciclos em sua vida útil, conforme modelo e capacidade. Assim, quanto menos ciclos a bateria completar em certo intervalo de tempo, mais ela dura.
Além disso, o pico de consumo gerado no momento da partida deve ser acompanhado de um tempo suficiente com o alternador funcionando para que a carga volte ao normal. No fim das contas, portanto, ligar e desligar o caminhão excessivamente pode até poupar combustível, mas a bateria fica sem carga para uma próxima partida e ainda se desgasta mais rápido.
3. Dê a partida com os equipamentos desligados
O tal pico da partida deve ser suavizado ao máximo para que o valor de corrente exigido seja menor. Isso significa desligar faróis, rádio, ar-condicionado, luzes internas e o que mais estiver ligado antes de dar a partida.
4. Desligue dispositivos com o motor parado
Com o motor desligado, o alternador não exerce sua função. Sem ele, todos os equipamentos passam a depender diretamente da bateria, que não será recarregada. Assim, apesar do conforto e da comodidade que o rádio e outros acessórios podem oferecer quando se está parado, não é nada recomendável deixá-los ligados se o motor não está em funcionamento.
5. Não instale acessórios de origem duvidosa
Acessórios sem procedência não passam por verificações de consumo de corrente da bateria. Para você ter uma ideia, um rádio inadequado é capaz de drenar toda a carga da bateria do caminhão em pouco tempo — isso se você deixar o motor desligado. Contudo, mesmo com ele ligado, acessórios assim, se somados, podem gerar um déficit na carga da bateria, acelerando o consumo em um ritmo que o alternador não é capaz de acompanhar.
6. Desconecte a bateria se parar por alguns dias
A central de injeção, o alarme e alguns outros componentes estão sempre ligados na bateria. Apesar de consumirem pouco, se o motor não for colocado em funcionamento para proporcionar a recarga, a bateria do caminhão ficará zerada. Portanto, se não for possível ligar o motor de tempos em tempos, desconecte o terminal positivo da bateria para fazê-la durar mais!
Fonte: adaptado dos sites “Rodobens - 6 dicas para fazer a bateria do caminhão durar mais” e “G1 Globo - 13 dicas para fazer a bateria do carro durar mais” | acessados em 25/12/2020.