Está no manual: 5 problemas no seu carro que não dá para resolver depois

O plano de manutenção dos carros estabelece prazos e quilometragens regulares para o proprietário realizar as revisões, com base em uma estimativa média de durabilidade de componentes. Os intervalos para a inspeção do veículo são encurtados em caso de uso severo.

No entanto, há problemas que não têm essa previsibilidade. Alguns exigem que sua verificação e reparo sejam realizados o mais rapidamente possível, por envolverem risco à segurança, ou por se tornarem em pouco tempo algo mais sério e caro de se consertar. O manual do proprietário alerta para essas falhas, muitas vezes acompanhadas do advérbio "imediatamente", referindo-se à pressa que você deve ter para solucioná-las. Há casos nos quais o condutor é orientado, inclusive, a desligar o motor e acionar o socorro mecânico sem demora. Confira alguns exemplos.

1 - Cheiro de fumaça dentro do veículo

Especialmente em carros mais antigos sem a devida manutenção, esse é um problema bastante comum e pode estar relacionado à perfuração do escapamento por corrosão. Mais do que o mau cheiro proveniente da fumaça, essa é uma situação que requer atenção imediata por trazer risco à vida. Os gases de escape contêm monóxido de carbono, gás extremamente tóxico e que mata por asfixia. A primeira medida é abrir as janelas para arejar a cabine, seguida de uma visita ao mecânico o mais rápido possível. "Vazamentos no escapamento podem resultar na entrada de fumaça prejudicial à saúde e potencialmente letal no habitáculo. Se você sentir cheiro de fumaça do escapamento dentro do veículo, leve-o para uma inspeção imediata.

2 - Fezes de aves e combustível na pintura

Essa é uma situação que não envolve risco à segurança, mas pode causar danos permanentes à pintura e deixar o proprietário do veículo no prejuízo. As fezes de pássaros aparentam ser inofensivas, mas sua composição química é nociva ao verniz e à tinta. As montadoras recomendam fazer a limpeza imediata da sujeira, antes que o excremento seque, dificultando e muito sua remoção.

3 - Motor engasgado após abastecimento

A adulteração de combustíveis é uma das causas mais frequentes de mau funcionamento do motor. É especialmente danosa no caso da gasolina, que costuma ser "batizada" com solventes bastante nocivos a diversos componentes - incluindo tubulações e borrachas. Se você constatar que o motor começou a 'engasgar', apresentando falhas e perda de potência logo após o abastecimento, não deixe para verificar o defeito depois. Nessa situação, inclusive, o manual do Volkswagen Nivus ensina a desligar o veículo "imediatamente" para encaminhá-lo a uma concessionária ou oficina de confiança.

4 - Luz de alerta do airbag acesa

Muitos problemas que exigem atenção imediata são informados por meio das luzes de alerta do painel de instrumentos, que geralmente têm a cor vermelha. Isso vale para os airbags, que têm uma luz específica. Se ela permanecer acesa após a partida do motor, é sinal de provável defeito no sistema obrigatório de segurança - que pode não funcionar como esperado em caso de colisão, trazendo risco à vida.

5 - Frenagem insuficiente

Com segurança não se brinca e isso vale, obviamente, para os freios. Se distância para brecar o carro aumentar ou se o pedal ficar duro ou mais baixo, é hora de levá-lo rapidamente para uma inspeção na oficina. Falha nos freios em geral é alertada por meio da respectiva luz no painel - dependendo do modelo, aparece também uma mensagem de texto. Até chegar à oficina, o livreto do Nivus diz para "conduzir em baixa velocidade e se preparar para distâncias maiores de frenagem e para uma pressão maior no pedal". Vale também checar pessoalmente o nível do fluido de freio.

Fonte: uol