A vistoria de identificação veicular tem como objetivo verificar a disponibilidade e a funcionalidade dos itens obrigatórios de segurança, bem como a existência de restrições ou bloqueios judiciais e administrativos e eventuais adulterações. Não são verificados dispositivos mecânicos. Por meio de um checklist, o responsável pela inspeção também checa numeração do chassi e do motor, cor, placa e eventuais mudanças nas características originais e se elas foram regularizadas e autorizadas.
Farol queimado e buzina estragada rendem reprovação
Para quem está por realizar o procedimento, vale a pena ficar atento para não ser reprovado. "Cerca de 20% dos veículos que vistoriamos são reprovados. Desse montante, 70% são itens que o próprio cliente pode verificar visualmente antes da vistoria", destaca Leonardo Ianegitz. Ele se refere principalmente aos equipamentos obrigatórios de segurança, que constam de qualquer check-up básico de manutenção: estado dos pneus e das luzes de sinalização, buzina, limpadores do para-brisa, cintos de segurança, iluminação da placa traseira e hodômetro. A orientação é verificar se tudo está funcionando para não ser reprovado à toa - caso o veículo não passe na vistoria, é concedido o prazo para adequação.
Atenção com película escurecida
Cuidado especial com um acessório bastante popular e que tem alta taxa de reprovação: a película escurecida nos vidros, que muitos proprietários instalam sem saber o que pode e o que não pode. Película no para-brisa, segundo o CTB [Código de Trânsito Brasileiro], tem de ter 75% de transparência mínima se o vidro for incolor e de 70% se for colorido. Além disso, a transparência mínima é de 70% nos vidros laterais dianteiros, enquanto nos demais não pode ser inferior a 28%. Películas refletivas, por sua vez, são totalmente proibidas. A verificação desse percentual de transparência é realizada por meio da inscrição que acompanha cada película.
Fonte: UOL