Combustível
O combustível é o grande vilão do carro parado por muito tempo. A gasolina seca e pode desencadear várias problemas na bomba, válvulas, bicos injetores e em toda a tubulação por onde o líquido passa. Outro perigo é dar a partida com o carro seco e riscar os componentes do motor. Além disso, de acordo com Erwin, a gasolina pode formar sedimentos que não se dissolvem e acabam entupindo as tubulações.
Cuidados:
Para preservar o motor, dê a partida e as primeiras voltas sem compressão. Isso ajuda a lubrificar as peças e evita riscos. O ideal se for deixar o carro parado também é ligar o motor um vez por semana de 20 a 30 minutos.
Fluídos:
O envelhecimento dos fluidos também pode danificar vários componentes do carro parado por muito tempo. Roberto explica que nos freios, por exemplo, o óleo desgastado por travar as pinças que atuam na frenagem das rodas. O sistema de arrefecimento do motor é outro componente que pode sofrer corrosão por causa do envelhecimento do líquido refrigerante.
As peças mais sensíveis também são as que têm contato com líquido, como mangueiras de plástico e peças de borracha. Ah, e para quem tem carro automático, não é bom deixar esgotar o fluido de câmbio.
Cuidados:
Se for deixar o carro parado por muito tempo, é possível fazer um trabalho em oficinas especializadas para esgotar todos os fluidos e deixar o carro seco. Funciona como um preparação para que o veículo possa “hibernar”. Aí, quando chegar a hora de virar a chave novamente, é só adicionar os fluidos normalmente.