O sistema Start-Stop foi criado na d�cada de 1970 como forma de economizar combust�vel e reduzir emiss�es, mas se popularizou h� poucos anos. O recurso evoluiu a partir dos anos 1990, com o aprimoramento da eletr�nica nos sistemas de alimenta��o e gerenciamento dos motores.
O recurso ainda gera d�vidas sobre a sua efici�ncia, principalmente se compromete a durabilidade da parte eletr�nica do ve�culo.
O ar-condicionado para de funcionar? Verdade
O Start-Stop interrompe o funcionamento do compressor do ar-condicionado, mas o sistema de ventila��o do carro segue em funcionamento. Como o ar dentro da cabine ainda est� gelado, a temperatura fria dentro do habit�culo � mantida at� o ar-condicionado voltar a funcionar.
Reduz a vida �til da bateria? Mito
N�o. A bateria dos carros equipados com o Start-Stop tem uma capacidade maior de carga para realizar as partidas e suportar o sistema. Al�m disso, o recurso n�o funciona com o motor frio, contribuindo para a vida �til da bateria.
A bateria � mais cara? Verdade
Sim, a bateria para carros com Start-Stop � mais cara. Como possui maior corrente (chamada popularmente de amperagem) para fornecer carga para todo o sistema, o componente chega a custar seis vezes mais que uma bateria convencional, dependendo da especifica��o.
O motor de arranque tem vida �til menor? � mais caro? Mito e verdade
O componente n�o � prejudicado pela funcionalidade porque � desenvolvido para suportar o sistema.
Um motor de partida convencional suporta em m�dia 50 mil partidas, enquanto o componente pr�prio para Start-Stop permite que o ve�culo seja ligado entre 250 mil e 300 mil vezes.
Por ser redimensionado, o motor de arranque de carros com Start-Stop pode custar entre 20% e 30% mais caro que um convencional.
Pode causar algum problema? Mito
A princ�pio n�o, pois todo o sistema eletr�nico do ve�culo � feito para suportar o Start-Stop. Tanto � que quando o motor est� frio, a bateria descarregada e a ventila��o est� na velocidade m�xima, o recurso n�o funciona.
Fonte: G1